13 de dez. de 2014

Doença de Lyme (doença do Carrapato)


A Doença de Lyme é uma das doenças transmitidas por carrapatos.É causada por uma bactéria espiroqueta chamada Borrelia burgdorferi (B. burgdorferi). Na maioria dos casos, o carrapato deve estar preso ao seu corpo por 24 a 36 horas para espalhar a bactéria no seu sangue.
É uma zoonose comum no hemisfério Norte,principalmente,Estados Unidos,onde foi registrada pela primeira vez na cidade de Old Lyme, Connecticut, em 1975.
Esta doença tem sido descrita em humanos, bovinos, equinos e cães e também, foi relatada infecções em ovinos. Os espiroquetas são adquiridos quando os carrapatos (agente), ainda em seu estágio larval, se alimentam de pequenos animais reservatórios do patógeno, como por exemplo, roedores silvestres, porco-espinho e aves. Na fase adulta, quando vão se alimentar de grandes mamíferos, transmitem a enfermidade.



Sintomas

 A infecção pode causar o acometimento de diversos órgãos, inclusive a pele, o sistema nervoso, o coração e as articulações.
Os sintomas mais comuns nos cães são dores articulares (relutância ao se movimentar), inchaços nos gânglios linfáticos, febre e letargia.
Os sinais clínicos apresentados pelos ruminantes são o aumento do volume articular, mialgia, febre, laminite, queda da produção e aborto. Outro sinal que foi detectado recentemente é a ocorrência de dermatite digital ocasionada pelo espiroqueta.
Nos equinos,causa sinais clínicos de perda de peso, caludicação esporádica, laminite, febre, aumento articular, enrijecimento muscular, uveíte anterior e sinais neurológicos (depressão, mudança de comportamento, disfagia, balanço de cabeça e encefalite).

Diagnóstico

O correto é a associação do exame clínico, histórico, sorologia e dados epidemiológicos para se definir o diagnóstico.

Medidas Profiláticas

-Manutenção da grama e ambientes propícios para os carrapatos
-Procurar retirar todos os carrapatos encontrados no corpo do animal
-Controle de roedores (que podem ser reservatórios da doença)


Tratamento

O tratamento deve ser feito com antibióticos.Sendo o mais eficaz e também mais usado a Doxiciclina.
Também podem ser usados :penicilina, ampicilina e amoxicilina.

Fontes:

http://www.infoescola.com/doencas/doenca-de-lyme/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-lyme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos